quarta-feira, 16 de maio de 2007

Bilbiotecas públicas e estrelas.

Se tem uma coisa que gosto em Ann Arbor é sua biblioteca pública. Além de todos os livros infantis possíveis, tem também todos os DVDs que a flor gosta. A coleção de livros para adultos é ainda melhor. Recentemente, me interessei pelo livro Cigarettes are Sublime, sugerido pelo Idelber do Biscoito. Tem! Um amigo recomendou um livro sobre Leo Africanus. Tem! E hoje procurei CDS das Les Nubians, sugestão da Regina do Always por um Triz. Tem dois! Já reservei e vou passar para buscar daqui a pouco.

O espaço físico da biblioteca é ótimo para crianças. Ela torna-se ainda mais essencial no auge do inverno, quando precisamos de muita criatividade para programas bons e baratos com a flor. Ela se diverte com as atividades infantis e a contação de estórias. Aproveita também o espaço em si, com casinha de bonecas, aquários, mesinha com aparelho de chá de brinquedo, e muito, mas muito papel colorido, canetinha e crayon. Uma biblioteca pública tão boa é um privilégio. Além de usufruirmos do acervo, do espaço físico e das atividades, a biblioteca nos ajuda a formar na flor o conceito do pegar emprestado e o hábito de frequentar a biblioteca para pesquisar e tirar dúvidas. A idéia não é comprar e sim pegar emprestado, usar e devolver para que alguém mais possa usufruir. Ela lê os livros e assiste aos filmes sabendo que tem de devolvê-los. Além disso, ela sabe que pode procurar respostas para algumas de suas dúvidas nos livros da biblioteca. E sao ttttaaannnnttttaaasss dúvidas e perguntas...

Outro dia mesmo, ela me perguntou, mamãe, você sabe como nascem as estrelas? A mamãe aqui bem que tenta. Como nascem as estrelas, minha flor? Lá no céu tem milhões de estrelas... desviando o ponto da questão. Insatisfeita com a resposta que nem era uma resposta, ela repete, mas como elas nascem? Hum... Por fim, ela mesma sugere, vamos a biblioteca procurar um livro que mostre como nascem as estrelas? Assim, desejo em saber mais pode se transformar em desejo de ler um livro (ou, nesse caso, ser lido para ela) e isso se traduz em pegar o livro emprestado e não necessariamente em comprá-lo.

Além de tudo isso, a biblioteca aceita sugestões para seu acervo e as leva muito a serio. Eu mesma já sugeri dois livros que não havia encontrado na acervo. Minhas sugestões foram recebidas, as mensagens respondidas e os livros comprados. Sinto que o imposto pago à cidade tem retorno, no mínimo, em forma de biblioteca pública!

4 comentários:

Max Amaral. disse...

há bibliotecas fantásticas também em Denver e em Boulder, no Colorado. Foram dois dos melhores lugares que visitamos na viagem em fevereiro. E, no final das contas, tivemos uma idéia de (mais) um dos motivos que fazem o Brasil ser um país de quarto mundo. Aqui em Brasília, gastaram uma fábula para construir uma biblioteca na esplanada dos ministérios, projeto do Niemeyer. Além do prédio ser horroroso, apenas um caixote sem nenhum cuidado com iluminação ou espaços especiais, é pequena (quando cheia, vai abrigar o mesmo número de livros que a seção infantil da biblioteca pública de Denver) não tem nenhum livro lá. Isso mesmo: foi inaugurada mas não tem nenhum acervo.
Enfim.

pe esse: tudo bem ensinar às crianças que pegar emprestado é bom. Mas que eu gosto de TER livros, eu gosto... rs...

Regina disse...

Leticia,

Muito bom o post. Eu tambem a-do-ro as bibliotecas daqui. E' realmente um privilegio. A biblioteca infantil da cidade de Berkeley ocupa um andar inteiro! Como no seu caso, eles tem programas especiais, shows e atividades para o verao (quando as ferias escolares sao super longas). E' tb o nosso programa para os dias chuvosos. O ambiente e' aconchegante e as bibliotecarias super simpaticas.

A minha irma mora em Curitiba e as bibliotecas de la tambem sao legais. Mas, em Sao Paulo, onde eu cresci, eu so me lembro da Biblioteca Municipal. Espero que as coisas tenham mudado.

Nos tambem passamos muito tempo em livrarias, na maioria das vezes sem comprar nada. Nesse ponto, eu achei a FENAC em SP bem parecida. Eu adoro a FENAC, alem dos sebos, e' claro.

Beijos e bonfinde,

REgina
PS: Vou ver se eu encontro uma musiquinha legal para colocar no blog hoje. Que bom que vc encontrou Les Nubians na biblioteca. Foi assim que eu encontrei o segundo CD delas. Enjoy! :-)

Sonho Meu disse...

Oi amiga,
Adoro esse sistema de biblioteca aqui nos States. Onde moro tem diversas bibliotecas e l'
a que ia pra aula de conversac em ingles e é lá que vou pra pegar livros, cds, etc etc etc.
quando que no Brasil vamos ter essas bibliotecas fantasticas?
bjos,
me

Leticia. disse...

Max, nosso sistema acaba sendo de pegar quase tudo na biblioteca (saimos com sacolas e sacolas...) e comprar o que realmente gostamos. Vc tem toda razao, ter livro e' mesmo muito bom! Toda aquela poeira que junta.... me faz tttaaoo bem! De verdade!

Regina, nao conheco a FENAC nem a biblioteca de Berkeley mas adoraria conhecer. Posso imaginar todas as atividades super bacanas em Berkeley! BTW, estou adorando os CDs...

Elena, quando? Eu tambem me pergunto, quando?