terça-feira, 25 de setembro de 2007

Freedom of speech? Verdade?

Ontem, Ahmadinejad, o controverso presidente Iraniano falou na Universidade de Columbia, em Nova York. O convite já tinha gerado muitas criticas e o negocio estava pegando fogo, principalmente depois de sua presença ter sido vetada no Ground Zero, em Nova York. A propósito, ele está na cidade para participar da Assembléia Geral do ONU, que ocorre essa semana. Um jornal em NY publica manchete: “O demônio está aqui”, obviamente se referindo também ao fato de Chavez ter chamado Bush de demônio ano passado, durante o mesmo evento nas Nações Unidas.

As criticas vão na linha de que este sujeito seria o mensageiro do terror. Alem disso, ontem, ele falou perolas como a de que não existem homossexuais em seu pais. Ahmadinejad já era conhecido também por soltar aos quarto ventos que existem duvidas quanto ao massacre dos judeus durante o Nazismo e que esse assunto merece ser melhor pesquisado. E repetiu isso ontem, claro.

Já se sabendo o teor de suas declarações, porque o convite? Porque chama-lo para uma palestra em Columbia? Fala-se em liberdade de expressão, freedom of speech... De fato tiro o chapéu a Columbia, essa deveria ser uma forma de promoção da liberdade de expressão, principalmente na arena academica. E aí achei a atitude da universidade bastante progressista e pensei estar aberta ao debate. Mas sera que estava mesmo?

Ontem, lendo a cobertura do evento, tive duvidas. O reitor de Columbia (Lee Bollinger, que por sinal e ex-reitor de Michigan) já apresentou Ahmadinejad dizendo que o Ira promove o terror, não adere as regras internacionais de segurança impostas pelas Nações Unidas, etc, etc, etc. Ao que Ahmadinejad respondeu dizendo que, no Ira, palestrantes não são apresentados de cara com criticas para garantir aos alunos o espaço para a formação de opinião.

Sim, fica difícil defender alguém que diz não existirem homossexuais em seu país, por exemplo, e não e esse meu objetivo. Mas percebam que a essência do debate parece estar se perdendo e esse é meu ponto. O teor da visita e do convite para o seu pronunciamento não deveria ter sido o do espaço garantido a liberdade de expressão? Principalmente sabendo-se muito bem de suas posicoes?

Território perigoso esse em relação a Ahmadinejad. Ele fala na ONU hoje a tarde. Vamos aguardar. Depois do “cheiro de enxofre” do Chavez se referindo ao Bush ano passado, quero ver se Ahmadinejad consegue ser mais criativo!

4 comentários:

Fernando L Lara disse...

vale lembrar que por conta da polemica palestra Columbia foi assunto em todos os jornais que li hoje de manha via internet.....
dificil dizer onde termina a liberdade de expressao e onde comeca a liberdade de promocao.

Andréa disse...

Pois é, e eu trabalho lá. De manhã o campus estava lotado de gente- alunos, curiosos, seguranças, repórteres. Câmeras pra todo lado. Eu não gostei da idéia de convidar um cara desses pra falar aqui, e tampouco gostei do discurso rude do presidente da Columbia na abertura. Se é pra ser um anfitrião desagradável, prefiro não convidar. Mas a "casa" não é minha, né? E o cara (o do Irã) é um maluco, não?! Vamos combinar que ele não tem noção nenhuma da realidade (apesar de ser espertíssimo e, claro, não rasgar dinheiro). Oh well...

Leticia. disse...

Imagino o tanto que o campus estava lotado para um evento como esse, tao noticiado e tao controverso. Concordo como vc que nao da' para defender o sujeito de jeito nenhum mas que eu acho que Columbia "lucrou" com a publicidade isso eu acho. Nessa mesma linha, saiu ontem um artigo no NYT - de^ uma olhada: http://www.nytimes.com/2007/09/26/opinion/26dowd.html?ex=1191470400&en=dc6f5638dea6d54c&ei=5070&emc=eta1
Se o link nao sair, me diz que eu mando de novo, ta'?

Andre Kenji disse...

Simples: a universidade fez o convite e TODA a imprensa, os blogs e a AIPAC caíram em cima.

Para não perder doadores, a universidade foi agressiva com o presidente para não ficar feio.