domingo, 4 de março de 2007

O retorno do leite de verdade, a revanche.

Estou lendo o livro “Real Food: What to Eat and Why” de Nina Planck, por indicação da Pat do Crianças na Cozinha. Há algum tempo tenho me interessado em alimentação, principalmente formas saudáveis de alimentar crianças. Aliás, recomendo a comunidade Crianças na Cozinha no Orkut a todos interessados no tema.

E não é que, lendo o tal livro, onde sao explicadas as diferencas na composicao dos tipos de leite, fiquei curiosa sobre as diferenças no sabor dos vários tipos de leite de vaca que podemos comprar: integral ou sem gordura, orgânico ou não e, aprendendo com o livro, leite pasteurizado e homegeneizado ou não, o leite cru. Nem me lembrava, ou nunca soube, que poderia existir um leite cru... Ainda não consegui leite cru de procedência segura mas chego lá.

Por enquanto o teste foi entre leite orgânico ou comum e integral ou sem gordura. A diferença é de fato enorme. O orgânico e integral, fresco, com validade de uma semana apenas é de fato mmuuiiitttoo melhor. E não é que ontem, usando este leite para fazer iogurte, eu me vi diante de algo que não via há anos: a nata formada quando o leite ferve. Leite sem gordura nao tem nata! Mas parece que alguns especialistas acreditam que o leite integral e orgânico é mesmo muito mais saudável, e de preferência o cru. Há controvérsias, claro, sempre. Mas de qualquer forma parece ser, ao menos para alguns, a revanche do leite de verdade, da gordura, da nata!

8 comentários:

Carol disse...

eii Lê!! Bem queria saber uma coisa sobre essa história de leite.
Me falaram que o leite de caixinha que tem muitos dias de validade (mais de 5 dias) não é saudável, por causa dos conservantes. Que é até melhor tomar leite em pó, do que esses leites. O livro fala a respeito disso. Beijosss Carol

Leticia. disse...

Ei lindona! Vou te contar mais sobre essa estoria do leite e o que mais estou descobrindo. A gente vai trocando figurinhas, ok?
Beijos e saudade,
Le.

Dr. Alexandre Feldman disse...

Oi Leticia! Vi seu blog por acaso e achei bárbaro você escrever sobre este livro. Considero-o super importante para quem quer ter uma alimentação gostosa e saudável!

O leite de verdade é cru (não pasteurizado) e repleto de nutrientes. Basta as vacas serem saudáveis (afinal, quem tomaria qualquer tipo de leite de vacas doentes, não é mesmo?), bem cuidadas e ordenhadas com técnicas modernas de higiene por indivíduos saudáveis (mais uma vez, ninguém consumiria leite ordenhado por pessoas doentes)... vacas criadas soltas, à base de capim e não ração de grãos (a ração exclusiva de capim confere o importantíssimo ômega-3 ao leite).

O leite orgânico pode ser um bom primeiro passo. Apesar de alguns leites orgânicos poderem ser de vacas criadas em confinamento à base de ração orgânica de grãos (é bom ligar para o SAC da empresa e perguntar).

Existe um leite orgânico de caixinha, mas esse leite passou por um processo de ULTRApasteurização envolvendo temperaturas ultra altas (daí o U.H.T., de Ultra High Temperature, escrito na caixinha) e que provocam danos maiores às frágeis moléculas de gordura do leite, oxidando-as. Mais ainda, o processo de homogeinização, típico desse leite "Longa-Vida" é outro agressor da sua frágil estrutura.

Já o leite em pó pode ser tão ruim quanto, pois passa, além de tudo, por mais um processamento para ser transformado em pó, o que distancia ainda mais esse produto do "leite de verdade" a que você se refere.

Para nós, que estamos à busca da reconciliação do sabor delicioso com a saúde perfeita, artigos como o seu são uma grande alegria.

Alexandre Feldman
www.enxaqueca.com.br
www.alexandrefeldman.com.br

Pat Feldman disse...

Letícia!!

Que bom que minha dica do livro te ajudou!! A leitura é absolutamente fantástica não é mesmo? Em inglês tem muita literatura ainda mais interessante sobre o assunto!

Essa história do leite ainda dá pano prá manga!!

Acompanha as novidades do blog, te espero por lá!!

Beijinhos,

Pat

Dr. Alexandre Feldman disse...

Aqui está o contato de um fornecedor de leite cru em Ann Arbor:

Zingerman's, (888) 636-8162

Leticia. disse...

Alexandre e Pat,

Fique felicissima em ver os comentarios sobre o leite cru. Alem de ser a palavra dos especialistas esclarecendo as questoes pertinentes ao tema, eh tambem a palavra encorajadora de que estamos no caminho certo, buscando o melhor para a nossa saude e a dos nossos filhos.

O trabalho de voces eh realmente sensacional e podem ter certeza de que estao alcancando leigos, como eu. Acontece que leiga sim, mas curiosa e interessada o suficiente para comecar a procurar e entender mais e fazer mudancas importantes. Tenham certeza de que foram voces os catalisadores disso; principalmente a Pat.

Beijos e continuamos "trocando figurinhas".

Leticia

Leticia. disse...

Alexandre,

Nessas minhas procuras por leite cru por aqui, descobri algumas coisas interessantes.

O FDA parece regular a venda do leite cru mas cabe aos estados legislarem a respeito -- pelo que entendi. Na verdade eh proibida a comercializacao de leite cru no estado de Michigan. Alguns lugares, como a Zingermans que vc me indicou, vendem o queijo feito do leite cru mas nao o leite cru. Acontece que as cooperativas e produtores arranjaram uma forma de faze^-lo que eh oferecer ao consumidor fazer parte da cooperativa "comprando" uma parte dela e ateh "comprando" uma vaca como eles dizem. Assim, nao seria comercializacao. Bem, no final de 2006 houve a apreensao de um carregamento vindo da cooperativa utilizada pela maioria do pessoal em Ann Arbor.

Saiu uma reportagem na Business Week sobre esse caso, inclusive se referindo a esse incidente como algo que teria ocorrido recentemente tambem na California.

http://www.businessweek.com/smallbiz/content/oct2006/sb20061019_952010.htm
http://www.thecompletepatient.com/display/ShowJournal?moduleId=436101&filterBegin=2006-10-01T00:00:00Z&filterEnd=2006-10-31T23:59:59Z

Enfim, esta' acontecendo essa confusao mas pelo que vi a cooperativa continua de pe' e vou entrar em contato com eles.

O que acho simplista eh a ideia de que o leite cru eh algo ruim, que deve ser banido. Eh claro que deve ser pesada a questao de saude publica em larga escala pois, como bem colocado em seu post e nos da Pat, entendo perfeitamente as limitacoes do leite cru se sua procedencia nao eh confiavel, mas acho que esses exemplos do que aconteceu aqui (e, provavelmente em outros lugares tambem?) bane ao cidadao o direito de procurar se informar e optar. Enfim, isso eh uma outra discussao, mas achei que seria interessante repassar o que descobri estar acontecendo por aqui para vcs, especialistas no Brasil.

Relatarei a voces as "cenas dos proximos capitulos"...

Abracos gelados,

Leticia.

Leticia. disse...

Pat,

O livro eh um sucesso. Acabei a parte das carnes e agora sigo para os oleos. Tenho certeza que novas descobertas virao, mas, mais uma vez por influencia de vcs, aqui em casa jah usamos oleo de coco!

Mais cenas dos proximos capitulos em breve!

Beijos,

Leticia.