segunda-feira, 12 de março de 2007

DHL, UPS, Fedex, Sedex....

Que luta! O quao difícil é enviar um pacote dos Estados Unidos para o Brasil sem enlouquecer um ser humando normal? Extremamente difícil. O pacote, contendo apenas documentos, tem que chegar ao Brasil na quinta-feira, sexta, no máximo. Depois de consultar especialistas no assunto pacotes internacionais decidi que DHL seria a melhor alternativa. Eles tem várias filiais no Brasil, o que nao acontece com UPS, Fedex, que terceirizam seus servicos apartir de Sao Paulo para transportadoras de segunda. Cuidadosamente telefono para DHL no domingo para marcar um horário para que eles busquem o tal pacote. Eles fazem esse servico e achei mais confiável assim. A pessoa do servico de atendimento faz com que eu me sinta uma analfabeta em envios de pacotes internacionais, no que ela até tem razao. Senhora, seu pacote pesa quanto? Nao faco a menor idéia, nem consigo raciocinar em libras. Senhora, e as dimensoes do pacote? Mais uma vez, nao consigo raciocinar nesse sistema descabido de libras e polegadas. Senhora, qual o número de sua conta? Que conta? Mas voce nao tem conta conosco? Nao vá me dizer que nao tem e teremos que comecar a preencher outro formulário, o dos que nao sabem nada sobre envio de pacotes? Senhora, a que horas deseja que o caminhao passe em sua casa? Qualquer hora depois das 6pm, quando de fato estou em casa. Mas senhora, nao sabe que o horário para a entrega de pacotes é até as 4? Depois de passada essa fase terrível de descobertas do mundo DHL (benvinda!), pensei, essa entrega terá de ficar para terca. Mas, incansável, pensei que deveria haver uma forma de entregar esse raio desse pacote depois das 6pm na própria segunda-feira. Entro no site DHL e descubro que sim, existem mil locais de entrega de pacotes DHL em Ann Arbor cujo motorista passa `as 6:30pm e 7pm. Nao há necessidade entao do caminhao passar na minha casa. Vou até eles. Estou salva. Porque é que a fulana do servico ao consumidor nao me disse isso? Que até as 4 da tarde o que? Muito satisfeita com minha descoberta, traco o plano de entrega do pacote para 6:15pm no posto de entrega da rua tal. Pego a caixa e formulário DHL feliz da vida. Tracado o plano, chego com marido, filha e pacote a tiracolo precisamente as 6:15pm da tarde. Opa, mas e como pagar esse négocio se vou deixar esse pacote aqui e nao tenho a tal conta com a DHL? Ligo pela décima vez para DHL e, ao perguntar sobre forma de pagamento, descubro que existe um formulário especial para entregas internacionais? Mas como? A senhora nao sabia? Nao, nao sabia, mas a essas alturas sabia que o caminhao só pega entregas até as 4pm, que é encessário saber o peso e as dimensoes do pacote, que o melhor é ter uma conta com a DHL, mas nao, nao sabia que existe um formulário especial para entregas internacionais. Nao sou especialista em DHL. Mas, infelizmente estou me tornando. Onde encontro o formulário para entregas internacionais DHL? É simples, senhora. No próprio posto onde a senhora vai deixar o pacote. Entao tudo bem, já estou aqui. Formulário para entregas x, y, z mas nenhum específico para entrega internacional. Ligo para DHL mais uma vez. Onde estao esses tais formulários? Normalmente, nos postos. Nao, esse nao deve ser um posto normal entao. O marido santo segue em busca do formulário fantasma em outro posto. Nervos a flor da pele. E se o motorista chega nesse meio tempo? Ah, o motorista pode ter o formulário internacional fantasma. O motorista tem o formulário internacional fantasma? Normalmente sim, senhora. Mas normalmente os postos também tem. E se nao tiver? Aí, senhora, desculpe pela inconveniencia, mas o pacote só irá amanha. Mas amanha seria tarde demais! Desculpe, senhora. Nada pode ser feito. Vou verificar. Eu, ligada com o servico ineficiente ao consumidor e o marido santo e a filha feliz e bem humorada curtindo tudo do banco detrás correndo em todos os postos DHL da cidade a procura do formulário internacional fantasma. Parentesis, amo minha flor e meu marido e nessas horas de aperto vejo o quanto eles sao sensacionais. Voltando ao assunto, no meio disso tudo a mulher do desservico ao consumidor diz que existe a possibilidade mínima de que seja solicitado que o motorista pegue o pacote na minha casa. Mas se ele nao tem o formulário nao adianta nada. Senhora, vou verificar se o motorista pode buscar o pacote em sua casa. Quanto pesa o pacote? Continuo sem fazer a menor idéia. O motorista do UPS passa para pegar seus pacotes. Senhor, quanto pesa esse pacote? Porque mesmo estou usando DHL e nao UPS? Duas libras, respondo para a atendente da companhia do deservico aos que necessitam de pacotes entregues com urgencia. Marido e filha chegam sem sucesso na busca pelo formulario internacional fantasma. Mas nos vimos o caminhao DHL na outra rua, deve estar chegando aqui. O caminhao passa direto pelo posto onde estavamos, mas pára no semaforo. Sigo correndo atrás do caminhao. A motorista deve ter pensando que essa é uma louca varrida, mas abre o vidro e diz que vai retornar e isso é o que me importa. Esperancosa, penso, será que ela tem o formulário internacional fantasma? A motorista desce do carro e traz o formulário. Ué, mas é o mesmo que eu tenho aqui em maos, o que já tinha preenchido, o que a atendente do desservico ao consumidor me disse que nao serve para entregas internacionais. O formulário é esse mesmo senhora, nao está vendo que nao diz que é apenas para entregas nacionais? E eu estive com ele todo o tempo???

6 comentários:

Carol disse...

Ahh não Lê!! Não acredito o que aconteceu com vocês, que luta! Realmente é um desserviço de atentimento ao consumidor. Até eu já me tornei uma especialista em DHL, principalmente agora né!
Mais afinal, porque DHL é a melhor alternativa?? O envio fica mais barato pq ela tem filiais em todo o Brasil??
Mais no final das contas por aqui vai ser Sedex mesmo né..

Anônimo disse...

Desculpa...mas me diverti ao ler esse relato, pois já passei por situação parecida... me vi ali... que desespero...Afinal outra pessoa igual a mim... SOU NORMAL!! UFA!! mas que dá raiva ah! e como!

Antigamente Laranjeiras disse...

Olá Latícia, aproveitando sua aventura com a DHL e que você mora nos USA... Tem uma loja tentando me enviar um produto daí dos USA mas o pessoal de lá disse que não conseguiu até agora por causa do zip code (cep) do Brasil.Eu disse pra eles pratentar de novo e que eles deviam ter sido mal informados lá...Vc acha que é isso mesmo ou realmente nõa é só colocar o CEP como fazemos nos correios?
Se puder me ajudar nessa desde ja te agradeço!!

João Marcelo
jmseabra@gmail.com

Anônimo disse...

JOÃO REALMENTE É SÓ COLOCAR O CEP NORMAL AQUI DO BRASIL QUE SE FOR DHL ELES IRAM ENVIAR PRIMEIRAMENTE PARA A ALEMANHA EM FRANKFURT E LOGO DEPOIS SERA DESPACHADO PARA O BRASIL PORÉM REALMENTE QUANDO CHEGAR NA SUA CASA SERA ENTREGUE PELO SEDEX.SÓ GOSTARIA DE SABER ALGUMA FORMA DE RASTREAR A ENCOMENDA JÁ NO SEDEX.

Anônimo disse...

Infelizmente tenho que falar a verdade, qualquer frete seja por UPS, FEDEX ou USPS e correios é melhor que DHL. O preço um pouco menor da DHL em comparação com UPS e outros não vale a pena. Primeiro porque o DHL nao tem boleto, vc precisa pagar em dinheiro, depois porque o DHL cobra em impostos aqui no brasil um pouco mais que UPS e entrega 1 dia depois... Mais isso não é o pior, se o seu CPF estiver faltando, se o remetente nos EUA declarar seu produto como "usado" a DHL se esquiva nas leis da aduana (alfandega) e devolve seu pacote pra os EUA sem sequer te telefonar e pasmem, Cobram pelo regresso ao remetente e nao tem reembolsam, falam pra vc solicitar o reembolso direto nos EUA... Eles sao especialistas em se esquivar das responsabilidades, enquanto na UPS o atendente levaria o pacote pra sala ao lado, corrigiria o CPF e declaração do produto e reavaliaria com o agente alfandegario, a DHL pelo contrario da pulos de alegria de nao precisar trabalhar e ainda farturar dobrado... Ao telefone me trataram como um "criminoso" e pela web tem mil relatos de casos ainda mais graves, pouco caso fizeram dos meus 197 dolares pagos e estragaram meu presente de aniversário que nao recebi em tempo... Nos EUA ao solicitar o reembolso todos disseram que aqui no Brasil so tem problemas e que nao vao pagar pela alfandega, agora eu pergunto: porque aceitaram enviar se nao podiam ? porque uma empresa que existe no mundo todo nao sabe padronizar suas remessas ? nem campo pra CPF tem na guia DHL dos EUA. Se vc consumidor nao orientar o remetente ninguem vai te ajudar na DHL, eu liguei no aeroporto e ao inves do atendente do balcao da DHL me ajudar, pelo contrario ironicamente disse: Porque vc nao foi de UPS ? agora é tarde, e 1 minuto depois disso o tracking atualizou no site dizendo que foi devolvido ao remetente! Consequentemente o remetente cancelou todas relaçoes dele comerciais com o Brasil e nao vende mais pras terras tupiniquim, isso por culpa da DHL exclusivamente o que ele como americano se recusa a aceitar! Fujam da DHL, vai de USPS, demora mais vc recebe tudo e nao paga imposto se for abaixo de 50USD.
A DHL mente basta ler na web, procurem no google como DHL reclame, tem centenas de reclamacoes no mundo tudo, procurem como DHL fraud!

Anônimo disse...

Recebi um FEDEX com doc. que deve ser assinado e devolvido (urgente) para os Estados Unidos.Nos correios daqui só consegui informações desencontradas sobre a melhor alternativa. Alguém poderia me ajudar?