quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

País Civilizado.

Isto é que é um país civilizado. O Uruguai é o primeiro país da América Latina a aprovar a união civil entre gays. O senado Uruguaio aprovou a legislação por unanimidade. Através dessa legislação são reconhecidos e garantidos alguns direitos importantes aos casais como herança e pensão.

Apenas uma ressalva, não se trata da legalização do casamento gay da maneira como entendemos casamento. Arrumam-se os papéis e casa-se amanhã de papel passado. O que foi aprovado foi o reconhecimento da união gay e a garantia de alguns direitos após 5 anos vivendo juntas/juntos. Não é exatamente a mesma coisa mas significa uma enorme vitória. Gostaria muito de ver o Brasil nesse caminho. Fiquei curiosa em relação a lista de países que aprovam a união gay e o casamento gay. Alguém saberia nos dizer?

Veja mais sobre isso:
New York Times
BBC
O Globo
CBS

Procurei alguma coisa sobre o assunto em três jornais Uruguaios -- La República, El País e El Observador -- e nada encontrei. Pode ser pura incompetência minha não ter encontrado ou pode dizer algo, não? Se alguém encontrar, repasse, por favor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Letícia, acho que na Holanda, Espanha e Canadá casais gyas já podem se casar. Aqui na América alguns estados reconhecem a união e, se não me enegano, MA é o único que reconhece o casamento.

Por que não deixam as pessoas com suas opções?

bjs,

Isabella @ http://temquemgoste.wordpress.com

Fernando L. disse...

Quem disse que país civilizado aprova união entre homossexuais?
Esses países aprovam isso porque estão em prosperidade econômica e esqueceram-se que existe Deus. É horrorosa a união entre pessoas do mesmo sexo, é antes um regresso que um progresso.