quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Super-terça.

Muito cuidado ao ler as manchetes dos maiores jornais brasileiros sobre a corrida eleitoral Americana. Semana passada Folha e O Globo anunciavam que Edwards havia deixado a corrida presidencial quando ele ainda não havia anunciado sua saída oficialmente. É claro que sua equipe já deveria ter informado as maiores agencias de notícia que sua decisão seria anunciada em breve. Mas a notícia naquele momento não era: “Edwards desiste da corrida presidencial”, mas sim "Edwards anunciará em breve sua desistência”. Eu me perguntava: onde? quando? como? o que ele disse? Ele ainda não tinha feito o anúncio, cara-pálida. Essa não era a notícia correta naquele momento.

Hoje acordo e leio manchetes em vários jornais brasileiros na web anunciando que Hillary havia vencido a super-terça democrata. Mais uma vez muito cuidado porque não é bem assim. Em número de votos ela venceu mesmo, mas nem por isso é ainda a favorita como já foi. e esse maior número de votos não significa ter de fato vencido a super-terça da maneira como as manchetes estão anunciando.

Não é bem assim, como podemos ver aqui.

Não houve vencedor claro no partido democrata. Hillary levou sim a Califórnia e isso foi muito importante para ela (venceu mesmo com Oprah, Maria Shriver e Caroline Kennedy subindo no palco a favor de Obama - me pergunto se caso Obama tivesse mais uma semana, teria virado o jogo por lá), Nova York (obviamente), Nova Jersey e Massachusetts (mesmo com o apoio dos Kennedy a Obama). São estados com maior população e maior numero de delegados (aqueles que votam para a nomeação do candidato). Obama venceu em Connecticut, Georgia, Minnesota e Illinois (obviamente).

Isso significa que Hillary levou 584 delegados enquanto que Obama levou 569. Ela soma 845 e ele 765. Precisam de 2,025 para vencer. Como podemos ver, pelos estados que ganhou, Hillary de fato tem hoje um maior número de delegados e hoje ela venceria.

Obama venceu entre homens em quase todos os estados e cresceu enormemente entre homens brancos; Obama estabeleceu base sólida entre os negros e dispara entre os mais jovens. Mulheres votaram desproporcionalmente em Hillary; ela tem base sólida entre os mais velhos e venceu entre Latinos (seja lá o que chamem de Latinos…). Parece interessante o que significaria para os imigrantes se esse voto latino acabasse sendo um dos grandes diferenciais que levariam Hillary à candidatura. Será que isso se traduziria em mais força politica aos latinos/imigrantes caso Hillary ganhasse?

Acontece que as primárias ainda não ocorreram em vários estados, exatamente aqueles onde a vantagem parece ser de Obama. No próximo sábado haverá votação em Washington, Louisiana e Nebraska e dia 12 em Maryland e Virgínia. Ou seja, as chances de Obama são concretas, como bem colocado pelo Idelber no Biscoito.

A lição? Não há mais favorito absoluto entre os democratas. Hillary levou no número de votos na super-terça, mas não venceu. Ainda há muita água para passar debaixo dessa ponte, não há mais favorito e os próximos dias serão decisivos. Aliás, mais decisivos e importantes ainda para mim, que aguardo ansiosamente a chegada de flor-bebê!

4 comentários:

Isabella disse...

Menina, pra quando está prevista a chegada de Bebê-Flor?

Ótimo post, btw. Tenho tentado acompanhar tudo isso mas tô descando um abacaxi que parece não ter fim!

bjs

Max disse...

ainda acho que o melhor seria uma chapa com a Hilary para presidente e o Obama como vice.
Tenho medo que, com essa briga entre eles, os republicanos levem.

Valeria disse...

Os dias se passaram e agora parece que o Obama se fortaleceu.Foi hilario quando associaram uma reportagem sobre ele à imagem do Ozama...O pior e noticiar este lamentavel equivoco no mundo todo.
Torço muito para que,principalmente aí,onde os preconceitos raciais são explicitos e ate respeitados,ele ganhe essas eleiçoes.Sera uma vitoria dos Democratas,do John e Bobby Kennedy e de todos que tem bom senso nesta questão.

Valeria disse...

Estamos tão doidos pra conhecer a florzinha,que ate foto de ultrassom resolve...Quando vc souber da data me avisa?
E a outra flor,como esta?Entra no meu orkut e mostra os albuns pra ela se lembrar da gente,PLEASE!
Que jardim lindo vcs estão plantando!
bjos