sexta-feira, 20 de abril de 2007

Chile.

Sigo amanha para Santiago para um encontro da Uniao Internacional para o Estudo Cientifico da Populacao (IUSSP). O tema e' envelhecimento em paises em desenvolvimento. E' a primeira vez que me aventuro a pesquisar idosos, e vou falar sobre seus arranjos familiares. O outro lado da distribuicao etaria sempre me fascinou mais, criancas e jovens. Mas confesso estar comecando a gostar dos velhinhos tambem, mas isso sem nunca deixar as criancas e jovens de lado!

O outro lado da moeda, ou quem sabe ate' o mesmo lado da moeda, e' que a flor esta' meio doentinha e me parte o coracao nao estar perto dela. Se ja' fico chateada em viajar quando ela esta' bem, imagine quando nao esta' 100%. E' so' uma tosse forte, mas ainda assim. Levei-a ao medico hoje justamente para ter certeza de que nao e' nada mais serio, tipo pneumonia. Nao e' nao. Quando decidi leva-la `a medica, o marido-cetico disse que tinha certeza que eu ouviria dela que e' uma tosse proveniente de uma virose, muito comum nessa epoca do ano, principalmente dadas as mudancas bruscas de temperatura que temos visto por aqui. E que nao ha' muito o que ser feito a nao ser o que ja' estamos fazendo: vaporizador no quarto, subir a cama, muito liquido. E que ela nao recomenda nem xarope ja' que a pediatra da flor detesta remedio. Nao deu outra. Mas e' melhor ir e ouvir isso nao e' mesmo? Assim vou mais tranquila. Mas ainda assim com o coracao bem apertado.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Lirios.






Os lirios estao perfumando a casa toda. Que venha a primavera! Acho que agora chegou de vez.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Um achado.

Sempre preciso de um assistir um pouco de televisao antes de dormir -- nem que sejam 30 minutos de episodios aaanntttiiggooss de Friends ou Seinfeld. Para mim funciona como valvula de escape, spa, desintoxicacao, ou coisa do genero. Bem, nesses dias de marido viajando aproveitei para tentar assistir aos seriados que ele nao necessariamente gosta. E', eu tenho um lado bem junk. Como nao tem a novela brasileira (a gente nao quer assinar Globo, por opcao) descobri um tal de Brothers and Sisters da ABC que quase cumpre o papel. Uma familia Californiana apos a morte do pai comeca a descobrir seus podres. Dividas, a empresa falindo, uma filha fora do casamento... O enfoque, como o titulo diz, e' na relacao entre os irmaos no meio dessa novela toda. Mas tem tambem a irma~ republicana contra a o resto da familia democrata; tem o irmao gay beijando de verdade os namorados; tem a mae viuva tentando retomar sua vida afetiva. Bla, bla, bla. O fato e' que, para mim, cumpre a funcao da novela brasileira na minha vida. Pois nao e' que procurando on-line os ultimos episodios que tinha perdido, vi que a ABC agora disponibiliza todos os episodios on-line. Uma perdicao! Ontem assisti a um e hoje vou ver outro. Sem comerciais -- a nao ser um (pasmem, o mesmo) de 25 segundos. No final voce^ se lembra mesmo do comercial mas tudo bem. Vale.

E para quem gosta de Lost e Grey's Anatomy, esta tudo la. Nao tem de assinar nada, pelo menos por enquanto.

P.S. 1: Fiquei pensando se nao seria esse o principio do fim da televisao. Atraves de sites como esse da ABC, assistimos o que queremos e quando queremos. Se me lembro bem, Bill Gates disse alguma coisa parecida ha' algum tempo atras.

P.S. 2: Brothers and Sisters tem Sally Field, Calista Flockhart (com aquelas caras e bocas esquisitas...) e Rachel Griffiths (do casamento de Muriel) alem de, e' claro, Rob Lowe.

Andar de preto.

Nao me lembro bem onde li que mae de crianca pequena que trabalha o dia todo deveria se vestir so' de preto porque, com a falta de tempo total, assim nunca se erra. Eu ainda adcionaria `a lista: mae~ de crianca pequena sem baba', empregada e sem parente, mae~, sogra por perto, e ainda com marido viajando. Esse e' meu mantra dos ultimos dias. O fato e' que eu ja' fazia isso ha' algum tempo mas nunca tinha pensado muito no porque^. Era simplesmente natural. Quando li isso, "me encontrei"! Esse e' o meu clube. De manha~ cedo, na hora de vestir, a gente pega a primeira calca decente que ve^ (preta!) junto com a primeira blusa (preta!) com o sapato (preto!) e poe um colar bem coloridinho que fica belezinha e ninguem percebe que voce^ se arrumou em dois minutos entre um chamado de mae~, me ajuda a escovar os dentes e mae~, faz uma tranca no meu cabelo. Ai' passa um rimel correndo, termina o cafe^ dentro do carro, limpa o cantinho da boca da crianca ja' na porta da escola, conversa com a professora sobre como as coisas estao com sua flor, e comeca o seu dia no batente.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Sem titulo I.

Que dia viu?

Como se nao bastasse aluna chata reclamando porque, segundo ela, fiz perguntas "mais dificeis" para alguns alunos que para outros durante a apresentacao do projeto final de curso, queimei minha boca com capuccino. Queimei feio. A ponta da lingua e parte do ceu da boca. Quando via aquelas notas de advertencia em cafes, sempre pensava, nossa, tem de ser muito aereo para queimar a boca com cafe quente. Pois e', chegou a minha vez. Cuidado, voce^ pode ser o proximo.

E alem disso meu marido viajou. Decidi que detesto quando ele viaja. Nao e' o trabalho em casa. Nao e' o trabalho com a flor. E' falta dele mesmo e pronto. Mas e' a vida e temos que cair na estrada de vez em quando. Ele volta em tres dias. A viagem maior sera' em Maio, para a Coreia do Sul. E eu nem posso reclamar porque tenho viajado tanto a trabalho... Semana que vem estarei no Chile para o congresso da IUSSP.

E na semana passada estive em Nova York para dar uma palestra na secretaria geral das Nacoes Unidas. Fui falar sobre minha pesquisa sobre educacao e saude reprodutiva e sexual em um evento paralelo organizado pela Comissao Permanente da Suica, o UNFPA e o Instituto Guttmacher como parte da 40a Comissao de Populacao das Nacoes Unidas. Olha, foi sensacional. Fora aquela coisa bacana de falar no predio da Secretaria Geral e para as delegacoes dos paises, ao lado daquela tal sala que todo mundo ve^ (a numero 1), e' muito bom pensar que meu trabalho de fato "serve para alguma coisa" em termos de politica publica e acao de programas. Mesmo que no fundo nao sirva nem tanto assim... As vezes sinto que academicos (ao menos na minha area) ficam muito em um mundo deles mesmos e esquecem a realidade. Esse e' um conflito que eu tenho. As vezes penso que seria mais feliz se fizesse algo mais voltado para o real que para a teoria. Ainda mais em um dia chato com reclamacao chata de uma aluna chata.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Raça e Racismo aqui e la'.

Está mais uma vez pegando fogo a discussão do que é ou não é um comentário racista nos Estados Unidos. Isso porque um apresentador da NBC, Don Imus, caracterizou as moças do time de basquete da Universidade de Rutgers, negras, como “nappy-headed hos”, o que seria algo como, cabelo pixaim. Veja no New York Times">. No programa de hoje cedo da Diane Rehm, na National Public Radio (NPR), houve uma mesa redonda sobre o caso e deu até um pseudo bate boca. O contra-ponto foi o seguinte. De um lado: Então nunca poderá ser feito comentário sobre nenhum grupo, especificamente, negros? Vamos chegar a um ponto em que nao haverá mais "material" para programas humorísticos? Não poderemos mais falar de nada nem de ninguém. Será uma censura total. Além disso, quando são feitos comentários desse tipo em relação a brancos, judeus, etc, etc, ninguém é mandado embora. Do outro lado: Este foi um comentário duplamente racista e preconceituoso: mulher e negros. E aí? Tem de cancelar o programa e tudo o mais. Temos sim que ficar alerta a esse tipo de comentário racista porque, afinal de contas, essas são minorias tradicionalmente discriminadas e, caso nao as "protejamos", desigualdades já existentes serão perpetuadas.

O tom era. E aí? Onde fica a linha entre poder "fazer graça", o racismo, o preconceito e o desrespeito? Seria censura? Acredito que temos sim de sanar as desigualdades e preconceitos existentes nas sociedades, e nao exacerbá-los. Isso vale principalmente para a mídia. Comentários como o feito pelo apresentador da NBC servem apenas para fazer o contrário: separar ainda mais as minorias e reforçar estereotipos. Entretanto, concordo que vale o cuidado para que a censura nao tome conta do que cada um diz. Mas vale ressaltar que a diferença crucial é a natureza racista do comentário. Racismo vem da idéia de se perpetuar desigualdades e condições inferiores advindas de uma estrutura social e econômica desfavorável. Falando em termos do meu trabalho, se tentamos estimar a renda usando características como nível de escolaridade, ocupação (ou seja, determinantes tradicionais da renda de um indíviduo) e raça, os resultados mostram um efeito significativo da raça ainda que levado em conta o efeito de escolaridade e ocupação. Existe uma desvantagem tanto em educação como em renda dos negros em relação aos brancos. Como interpretar? A análise quantitativa deixa evidente que essa desigualdade existe, mas nao dá margem para explicarmos as razões dessa desvantagem, mas podemos, sem sombra de dúvida, especular sobre o racismo no mercado de trabalho e em outros cantos da sociedade. É dessa desvantagem estrutural que estamos falando quando falamos de racismo. E por isso o comentário parece ser tao perigoso.

Fiquei pensando... e no Brasil, onde estamos em relação a essa questão. E se isso tivesse acontecido no Brasil? Qual seria o teor da discussão? Por um lado, Casseta e Planeta faz esse tipo de piada todo dia. Por outro, o recente episódio com a ministra Matilde Ribeiro (veja discussão excelente no blog Biscoito Fino e a Massa)
reacende a questão do que é o racismo. Ela disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco" e foi detonada por todos os lados. Entretanto, concordo com o Blog do Idelber que racismo advém de estrutura social de desvantagem e dessa desvantagem homem branco nunca experimentou. Entao é diferente sim e merece ser tratado de maneira diferente.

E você, o que pensa?

sábado, 7 de abril de 2007

365 Regular Days.



Essa sou eu e flor no Moma fim de semana passado. Aquarela pintada pelo marido-artista. Ele e' o maximo mesmo ne'? Vejam mais no: www.365regulardays.com. A ideia e' pintar 365 aquarelas baseadas em depoimentos deixados pela internet. Funciona assim: voce escolhe a data e manda seu texto. Ai' ele pinta uma aquarela baseada na descricao do seu dia e envia para voce^. Faz parte de um projeto de pesquisa que ele esta' desenvolvendo. Bacana demais, ne'? Confiram.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Mensagem de Pascoa.

"o inferno dos vivos não é algo que será; se existe é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço." ( Italo Calvino - As cidades Invisíveis)

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Nao estou preparada.

Trabalhando com o laptop e tomando um capuccino na coffee shop escuto a conversa das mesas ao lado. E' - deveria estar concentrada no trabalho mas...

A adolescente diz ao colega:
- Odeio minha mae! Ela pega no meu pe' e nao acredita em mim.

Na outra mesa, a universitaria conversa com os pais sobre o aluguel (ou compra, nao deu para perceber bem...) de um apartamento para ela:
- Mas aquele era o que tinha o menor banheiro...
- Meus amigos que moram e estudam em NY pagam mil dolares a mais que eu pagaria nesse apartamento que eu gostei...
- A cozinha daquele e' pessima, acho que vou ter de ficar com o mais caro mesmo. Como esta' meu credito, pai?

Ufa, tive que sair de perto. Nao estou preparada para nada disso. Prefiro acordar no meio da noite para levar a flor ao banheiro...

terça-feira, 3 de abril de 2007

Que parque e' esse?

Estou trabalhando pra burro. Muito, mas muito mesmo. Tenho tambem viajado muito a trabalho, o que me deixa ainda mas cansada e me sentindo uma mae muito mais ou menos e uma esposa pra la' de ausente. Mas flor e marido foram na ultima viagem, a NYC. E nada como um final de semana no inicio da primavera em NYC para ver que esssa vida ainda vale a pena e que formamos, juntos, uma familinha bem bacaninha. Vamos la.

Sexta a noite:
Moma de graca e jantar - um macarrao com frutos do mar maravilhoso!
Sabado de manha: Moma de novo porque havia um tour (de graca, novamente) para criancas de 4 anos. Quantos anos tem a flor? 4! Nao podiamos deixar de ir. Um tour de 4 criancas apenas e seus pais, com o Moma ainda fechado. Flor deitando, se espalhando de frente para as pinturas e desenhando-as, conversando sobre a luz que o artista tentava passar atraves da pintura. Claro, e' um tour de 1 hora apenas e nao da' para ver muita coisa. Mas... com crianca de 4 anos e' o que da' para ser feito com elas ainda aproveitando. Mais que isso fica chato demais pra eles. Foi sensancional.

Depois... patinacao do gelo porque ela ama e tem ido com a escola e tem amado. O dia estava lindo e foi uma delicia patinar com ela. Descobri que ela e' a maior free-rider. Eu ralando pra patinar e ela de maos dadas comigo, sem mexer, so' aproveitando a mamae puxando. Afinal, ela so' tem 4 anos e o lugar estava cheio de adulto fazendo manobras amadoras. Nada mais sensato!

Almoco no Little Brazil porque a melhor comida brasileira e' a la' de casa mas feijoada eu nao sei fazer. Matamos a saudade.

Soneca no hotel. Sabado a noite: jantar no Village com Raul. Fomos ao restaurante onde a mae dele esta' expondo umas pinturas lindas, com imagens fortes e inspiradoras. Jantamos por la' uma pizza basica... mas com catupiry... Acho que se morasse em NY nem precisava ir ao Brasil matar a saudade de coisas e comidas... so' de pessoas.

Domingo: Museu de Historia Natural, onde vimos os dinossauros, estrelas, asteroides, etc, etc.

Depois, Central Park que a flor detestou porque nao conseguimos achar o playground com balanco e escorregador. Ela: "Mas que parque e' esse que nao tem escorregador? Isso nao e' um parque" E a gente: "Tem sim, filha, a gente so' nao sabe onde esta' porque o parque e' mmmuuiitttooo grande." E nao temos tempo para procurar porque o voo sai as 6pm e ainda temos de almocar... Almoco e de volta pra casa.

Em Junho tem mais NYC e ai' vamos preparados para encontrar os escorregadores e balancos do Central Park. Afinal, que parque e' esse???